por Ágatha Compton
FONTE: REPOSITÓRIO DA GOOGLE
Tradicionalmente
o ensino da Biologia tem sido organizado em torno das várias ciências da vida –
Citologia, Genética, Evolução, Ecologia, Zoologia, Botânica, Fisiologia – e as
situações de aprendizagem, não raramente, enfatizam apenas a compreensão dessas
ciências, de sua lógica interna, de seu instrumental analítico, de suas
linguagens e conceitos, de seus métodos de trabalho, perdendo de vista o entendimento
dos fenômenos biológicos propriamente ditos e as vivências práticas desses
conhecimentos.Uma abordagem por competências recoloca o papel dos conhecimentos
a serem aprendidos na escola. Eles se tornam recursos para que o indivíduo,
diante de situações de vida, tome uma decisão, identifique ou enfrente um
problema, julgue um impasse ou elabore um argumento.
Um
ensino por competências nos impõe um desafio que é organizar o conhecimento a
partir não da lógica que estrutura a ciência mas, de situações de aprendizagem
que tenham sentido para o aluno, que lhe permitam adquirir um instrumental para
agir em diferentes contextos e, principalmente, em situações inéditas de vida.
Os
parâmetros curriculares estabelecidos no ensino fundamental são essenciais,
pois, sem eles não há como desenvolver os parâmetros do ensino médio uma vez
que os alunos não teriam uma base para continuação do processo estabelecido por
estes.
Fazer
com que os alunos deixem de copiar definições e passem a aplicá-las e
compreender a sua utilização no mundo atual, vem sendo um grande problema
devido à forma tradicionalista e sem interligações que a biologia é tratada em
sala de aula.
Desenvolver
o senso crítico a respeito de assuntos relacionados à biologia e entender sua
aplicação em diferentes áreas é um dos objetivos das competências no ensino
médio. Uma vez que os alunos são estimulados a interligar os assuntos com o
mundo a sua volta, assim como utilizar este na compreensão de si mesmo e das
suas relações com outros seres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário