segunda-feira, 25 de março de 2013

As competências em Biologia



por Ágatha Compton


                   FONTE: REPOSITÓRIO DA GOOGLE  
                            
Tradicionalmente o ensino da Biologia tem sido organizado em torno das várias ciências da vida – Citologia, Genética, Evolução, Ecologia, Zoologia, Botânica, Fisiologia – e as situações de aprendizagem, não raramente, enfatizam apenas a compreensão dessas ciências, de sua lógica interna, de seu instrumental analítico, de suas linguagens e conceitos, de seus métodos de trabalho, perdendo de vista o entendimento dos fenômenos biológicos propriamente ditos e as vivências práticas desses conhecimentos.Uma abordagem por competências recoloca o papel dos conhecimentos a serem aprendidos na escola. Eles se tornam recursos para que o indivíduo, diante de situações de vida, tome uma decisão, identifique ou enfrente um problema, julgue um impasse ou elabore um argumento.

Um ensino por competências nos impõe um desafio que é organizar o conhecimento a partir não da lógica que estrutura a ciência mas, de situações de aprendizagem que tenham sentido para o aluno, que lhe permitam adquirir um instrumental para agir em diferentes contextos e, principalmente, em situações inéditas de vida.

Os parâmetros curriculares estabelecidos no ensino fundamental são essenciais, pois, sem eles não há como desenvolver os parâmetros do ensino médio uma vez que os alunos não teriam uma base para continuação do processo estabelecido por estes.

Fazer com que os alunos deixem de copiar definições e passem a aplicá-las e compreender a sua utilização no mundo atual, vem sendo um grande problema devido à forma tradicionalista e sem interligações que a biologia é tratada em sala de aula.

Desenvolver o senso crítico a respeito de assuntos relacionados à biologia e entender sua aplicação em diferentes áreas é um dos objetivos das competências no ensino médio. Uma vez que os alunos são estimulados a interligar os assuntos com o mundo a sua volta, assim como utilizar este na compreensão de si mesmo e das suas relações com outros seres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário