por Ágatha Compton
FONTE: REPOSITÓRIO DA GOOGLE
"Segundo VASCONCELLOS (1997), a presença, em todas as práticas educativas, da reflexão sobre as relações dos seres entre si, do ser humano com ele mesmo e do ser humano com seus semelhantes é condição imprescindível para que a Educação Ambiental ocorra. Dentro desse contexto, sobressaem-se as escolas, como espaços privilegiados na implementação de atividades que propiciem essa reflexão, pois isso necessita de atividades de sala de aula e atividades de campo, com ações orientadas em projetos e em processos de participação que levem à autoconfiança, à atitudes positivas e ao comprometimento pessoal com a proteção ambiental implementados de modo interdisciplinar (DIAS, 1992)". (RUY,2013)A educação ambiental é uma prática necessária nos dias atuais onde há uma grande luta de preservação do que ainda resta de meio ambiente natural a nossa volta, despertar o interesse dos alunos por temas ambientais e principalmente mostrar a eles seu papel dentro desse contexto é um dos desafios da escola hoje, principalmente dos professores de ciências que estão em constante contato com assuntos que podem sempre ser utilizados como um link para chamar a atenção dos alunos aos problemas ambientais, criar estratégias para resolver problemas simples como reciclagem do lixo na escola através de um projeto é um dos papéis do professor.
Além disso cabe ao professor colocar o aluno em contato com problemas mundiais em relação ao meio ambiente afim de desenvolver neste aluno uma posição crítica frente aos atuais problemas ambientais.
DIAS, G.F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia, 1992.
Disponível em:http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_26/eduambiental.html#dias
VASCONCELLOS, H. S. R. A pesquisa - ação em projetos de Educação Ambiental. In: PEDRINI, A. G. (org). Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis, Vozes, 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário